ENSINO FUNDAMENTAL

O objetivo proposto para o Ensino Fundamental está voltado para a formação do aluno nos valores democráticos e para a conscientização de cidadania.
O processo educativo do Colégio da Paz para o Ensino Fundamental está baseado nos princípios dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e no BNCC o qual demanda uma reflexão maior sobre os conteúdos escolares, a fim de ampliar para além dos fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes no processo de aprendizagem.
O Colégio da Paz desenvolverá a sua proposta visando abranger os objetivos citados na LDB nº 9394/96, art. 32:
I – o desenvolvimento da capacidade de prender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Na aprendizagem visamos o acesso ao conhecimento curricular sistematizado e as informações atuais que propiciem aprendizado significativo ao aluno. O domínio da leitura, da escrita e do cálculo é objetivo constante durante todo o processo.
Faz parte da proposta a valorização da cultura brasileira e o respeito das diferenças em relação a outras culturas, bem como a valorização de si próprio e do outro, aprendendo a conviver e respeitar todas as diferenças.
O Colégio da Paz está em constante reflexão nas atividades desenvolvidas no âmbito escolar, a fim de qualificar e quantificar cada vez mais o ensino em nossa escola. Através da proposta desenvolvida, as metas gerais com os alunos do Ensino Fundamental são as seguintes:

Compreender a cidadania como participação social e política, nas atitudes de solidariedade, de cooperação, nos direitos e deveres e no respeito mútuo;
➢ Posicionar-se de maneira crítica para expor seus pensamentos nas diferentes situações sociais, e através do diálogo saber ouvir e respeitar a opinião do outro;
➢ Conhecer e valorizar as riquezas e características fundamentais do Brasil, em toda sua dimensão, como forma de construir progressivamente a noção de identidade nacional, pessoal e patriotismo;
➢ Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, como também os aspectos socioculturais de outros povos e nações, respeitando as diferenças, as crenças e costumes;
➢ Reconhecer a si mesmo como integrante ativo e transformador do meio ambiente, identificando os elementos da natureza, sua importância e contribuindo também, para sua preservação;
➢ Desenvolver a capacidade da autoconfiança em suas capacidades: afetiva, física, cognitiva, ética e estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, agindo com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania;
➢ Conhecer e cuidar do próprio corpo e da saúde, como um dos aspectos básicos para a qualidade de vida;
➢ Utilizar as diferentes linguagens (verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal) como meio para produzir, expressar e comunicar sua maneira de pensar, interpretar e usar as produções culturais, nas diferentes situações que a sociedade propõe;
➢ Utilizar várias fontes diferenciadas de comunicação e informação, além dos recursos  tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
➢ Questionar a realidade social e a sua própria vida de maneira crítica, sabendo posicionar-se e sabendo encontrar soluções para os questionamentos, utilizando seu pensamento lógico, a criatividade, a intuição e a capacidade de análise crítica;

AULAS EXTRAS - MÚSICA E DANÇA

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